regras do boxe

Conheça as principais regras do boxe

As regras do boxe surgiram com a popularização do boxe e hoje determinam as principais diretrizes da prática do esporte no mundo.

O boxe é um esporte de combate que requer agilidade dos oponentes e grande resistência física para aguentar os rounds. Competindo no 1X1, o maior objetivo é derrubar o oponente no chamado knockdown.

Também conhecido como pugilismo por utilizar os punhos, no boxe existe um número exato de rounds, ou assaltos, em que os pugilistas competem. Enquanto nas competições olímpicas são 3 rounds de 3 minutos, nas profissionais podem existir até 12 rounds.

Para ajudar na tomada de decisões, o boxe olímpico tem até 5 juízes e 3 no profissional. São eles que determinam o vencedor e a pontuação do round, também analisando a conduta dos jogadores dentro do ringue.

Os rounds vão até 10 pontos e o oponente que cai perde um ponto a cada um deles. Portanto, se no início a pontuação ficou 10 a 9 e no segundo round o mesmo oponente perder, a pontuação ficará 10 a 8. E assim sucessivamente até a finalização dos rounds.

Foto: Freepik.

Regras do boxe: Golpes permitidos

Existem vários golpes permitidos pelas regras do boxe, mas 5 deles se destacam pela maior realização nos jogos e por garantirem maiores variações de acordo com o estilo de luta de cada pugilista. São eles o jab, o direto, o gancho, o cruzado e o uppercut.

  • Jab: Golpe bastante ágil, mas que perde força no movimento;
  • Direto: Golpe reto que, embora seja mais lento que os demais, apresenta grande força;
  • Gancho: Direcionado na diagonal, de baixo para cima, com rapidez e bastante força;
  • Cruzado: Atinge a lateral da cabeça do oponente;
  • Uppercut: Golpe vertical, direcionado de baixo para cima e no queixo.

Motivos para que a luta seja finalizada

Além da finalização dos rounds da luta, outros motivos podem influenciar no término dela, como o abandono (ABD). A principal delas, segundo as regras do boxe,  acontece quando o pugilista sai por vontade própria da luta ou o treinador joga a toalha no ringue.

Quando ocorre um knockdown, o oponente que está no chão tem até 10 segundos para se levantar para não perder o round. No entanto, se ele não conseguir, terá mais 20 segundos para retornar à luta sem ajuda, caso contrário, acontecerá um knockout, perdendo por RSB (Referee Stops the Contest).

Por fim, caso o boxeador não regresse à luta entre os rounds, ela também é finalizada. O vencedor será o lutador que continuou no ringue.

Conduta dentro do ringue

Algumas ações dos jogadores são essenciais dentro das regras do boxe. São elas que vão garantir uma boa luta e favorecer uma vitória limpa e simples.

Por exemplo, é fundamental que a cada intervalo, que tem em torno de 1 minuto, os lutadores se dirijam aos seus cantos no ringue. Nesses espaços, opostos entre si, eles poderão descansar e receber instruções de sua equipe. 

Quando um deles é derrubado no ringue, o outro boxeador deve se dirigir para um dos cantos em que não esteja nem a sua equipe e nem a equipe do oponente. Isso garante segurança a quem caiu e permite que o árbitro faça a contagem do tempo até o knockout.

Foto: Freepik.

Golpes proibidos

O boxe é uma luta que acontece entre duplas, com golpes desferidos somente da cintura para cima. Além disso, permite apenas o uso das mãos durante as competições. Por esse motivo, muitos movimentos são proibidos, pois diferem das diretrizes do esporte.

Um dos maiores exemplos são os golpes abaixo da linha da cintura, os golpes baixos que são terminantemente proibidos. O mesmo com os de mão aberta, mordidas, cabeçadas e empurrões, que podem dar uma advertência aos jogadores e até a desclassificação.

Também não é permitido falar durante a luta. Outra grande proibição, que possui conexão direta com a exigência de manter-se afastado do adversário quando ele estiver caído é, em hipótese alguma, golpeá-lo nessas condições.

Como é feita a decisão

A decisão do vencedor acontece primariamente pelo sistema de pontos estabelecido anteriormente. No entanto, outros fatores também influenciam na escolha, como a agressividade efetiva no ringue e nunca gratuita ou motivada pelo ódio.

Além do ataque, os boxeadores também precisam dar atenção à defesa. Se esquivar, desviar e aparar os golpes do oponente de forma eficiente é indispensável numa boa luta.

A dominância no ringue também é importante. O vencedor do round deve controlar as ações e impor sua dominância de forma firme, ainda que com a honra de um jogo justo.

Depois, os juízes declaram suas decisões e a determinação geral acontece a partir dessas informações. Ela pode ser unânime, com todos os juízes declarando o mesmo vencedor, ou dívida, quando diferem na decisão. Em todo o caso, a escolha majoritária deverá guiar a declaração do vencedor. 

As regras do boxe são essenciais na realização de lutas justas onde a técnica se sobressai à força bruta. Com centenas de anos de existência, esta é uma competição aprimorada por cada um dos pugilistas que já subiram ao ringue, tudo para que ela alcançasse a excelência.

Aqui na Universum Boxing, nos dedicamos para obter os melhores resultados no boxe, entregar práticas elegantes e auxiliar nossos alunos a se tornarem destaque no esporte.

Quer fazer parte desse movimento?

Estamos na rua Dias da Rocha Filho, 626, no Alto da XV, em Curitiba.

Você também pode se interessar!