Você já parou para se perguntar sobre como surgiu o boxe? O esporte que, hoje, é conhecido no mundo todo e bastante popular no Brasil, inclusive com atletas nacionais premiados internacionalmente, tem uma história bem interessante e cheia de peculiaridades. Aproveite a leitura.
Mas, afinal de contas, como surgiu o boxe?
Antes de ouvirmos falar de atletas boxeadores como Muhammad Ali, Manny Pacquiao, Mike Tyson, Acelino Popó Freitas, Floyd Mayweather e, mais recentemente, nas Olimpíadas de Tóquio, dos medalhistas brasileiros Hebert Conceição, Beatriz Ferreira e Abner Teixeira, o boxe já era um esporte bastante famoso e muito praticado em todas as partes do planeta.
Acredite ou não, o esporte tem seus primeiros registros datados de 5 mil anos antes de Cristo. Isso mesmo, você não leu errado. O primeiro arquivo que faz referência a uma luta de punhos fechados é uma placa de pedra da Mesopotâmia, com mais de 7 mil anos de idade.
Sendo uma prática muito antiga, não tem como saber exatamente como surgiu, mas, ao longo dos tempos, a modalidade foi se transformando até se tornar tão popular quanto a que conhecemos.
O boxe e a Grécia
Aproximadamente no século 7 a.C., na Grécia Antiga, o boxe ganhou forma de esporte, quando começou a fazer parte das Olimpíadas. Nessa época, ainda pouco praticado e sem muito reconhecimento e prestígio, os lutadores protegiam suas mãos com pedaços de couro. Sem muita aceitação por parte do público, chegou a, digamos assim, cair em total esquecimento e morrer.
A volta do boxe no Império Romano
Após alguns séculos, com algumas alterações bastante peculiares, a modalidade passou a ser protagonizada pelos gladiadores do Império Romano, que utilizavam em suas mãos luvas de metal durante o combate. A luta só terminava com a morte de um dos desafiantes.
Depois de um bom tempo menosprezado, muito provavelmente por conta do fim do Império Romano, o boxe voltou à tona na Inglaterra, já no século 17. Foi no ano de 1880 que as competições amadoras começaram a existir e passaram a ser organizadas pelas seguintes categorias: galo, pena, leve, médio e pesado.
O retorno do boxe para as Olimpíadas
Em 1904, na edição de St. Louis, o esporte voltou a ser atração nos jogos olímpicos. Desde esse período passou por grandes e significativas modificações, por exemplo, incluiu a obrigatoriedade do uso de capacetes, o sistema eletrônico de pontuação e, principalmente, a prática de boxe feminino.
Categorias do boxe atualmente
Desde o seu ressurgimento na Inglaterra, é fato que muita coisa mudou na maneira de se praticar boxe. Com o objetivo de torná-lo cada vez mais justo, novas categorias foram criadas. Hoje, o esporte é dividido da seguinte forma:
Boxe masculino
- Mosca-ligeiro (até 49 kg)
- Mosca (até 52 kg)
- Galo (até 56 kg)
- Leve (até 60 kg)
- Médio-ligeiro (até 64 kg)
- Meio-médio (até 69 kg)
- Médio (até 75 kg)
- Meio-pesado (até 81 kg)
- Pesado (até 91 kg)
- Superpesado (acima de 91 kg)
Boxe feminino
- Mosca (até 51 kg)
- Leve (até 60 kg)
- Meio-pesado (até 81 kg)
Principais boxeadores brasileiros
Quando falamos em campeonatos mundiais de boxe, o Brasil se destacou pelas conquistas dos seguintes atletas: Eder Jofre, Acelino Popó Freitas, Miguel de Oliveira, Sertão, Everton Lopes, Roseli Feitosa e Bia Ferreira. São os únicos até hoje com esse título no currículo.
Já quando se trata de medalhista olímpicos, de acordo com a Confederação Brasileira de Boxe, temos na lista:
2021 – Jogos Olímpicos de Tóquio
- Ouro – Hebert Conceição
- Prata – Beatriz Ferreira
- Bronze – Abner Teixeira
2016 – Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
- Ouro – Robson Conceição
2012 – Jogos Olímpicos de Londres
- Prata – Esquiva Falcão
- Bronze – Yamaguchi Falcão
- Bronze – Adriana Araújo
1968 – Jogos Olímpicos do México
- Bronze – Servílio de Oliveira
Apesar de não ter ganhado nenhum título de grande importância, não podemos nos esquecer de mencionar o grande atleta Adilson Rodrigues, o Maguila. Um personagem histórico do esporte nacional, que, de 86 combates disputados na carreira, venceu 81, 68 deles por nocaute.
Maguila foi um dos grandes pesos pesados da década de 1980, chegou a ficar em terceiro lugar no ranking da conceituada revista The Ring. Era conhecido mundialmente pelo seu grande carisma.
O próximo pode ser você!
Quer saber mais a respeito deste esporte na prática, mas não sabe por onde começar? Venha praticar na Universum Boxing.
Aqui contamos com os melhores profissionais da região, sem contar com o astral de toda a equipe e também dos alunos.
Agende agora mesmo uma aula experimental totalmente gratuita e sem compromisso.